O que é o Follow-up?
O Follow-up é o acompanhamento dos processos de compra, desde o pedido até a entrega. Em grandes empresas, lidamos com centenas de fornecedores e milhares de pedidos constantemente. Há muitos casos de descumprimento de prazos, alterações de datas, problemas de disponibilidade de produtos e dificuldade em lidar com o feedback dos fornecedores.
Modelos de Follow-up
· REATIVO – Ação tomada somente diante de um erro.
· ATIVO – Acompanha o processo como um espectador, atuando pontualmente no pedido para correção sem agir na causa do problema.
· PRÓ-ATIVO – Acompanha estrategicamente as principais causas historicamente, portanto, antecipa-se ao problema. Analisa os dados ativamente, propõe revisão de procedimentos e processos, é o protagonista e busca mitigar as causas dos problemas.
Case Smarkets
Em um projeto da Smarkets, em fevereiro de 2023, analisamos um backlog de 2000 itens, um a um. Destes, 67% precisavam de nova previsão de entrega, 14% eram pedidos que o fornecedor não havia recebido, 12% tinham problemas nos processos de entrega e 7% continham inconsistências no pedido. Nossa equipe analisou cada item, respondendo efetivamente em 100% dos casos. O processo contava com aproximadamente 450 fornecedores diferentes contactados em pouco mais de 20 dias úteis!
As ações realizadas variaram desde gerir o feedback do fornecedor, endereçamento de ações, acessar a base de dados através da integração com o ERP do cliente, até o auxílio a ajustar previsões e corrigir erros identificados.
Tecnologia, automação e equipe especializada.
A tecnologia Smarkets oferece várias ferramentas para automatizar a verificação de pedidos, emitindo alertas quando algo sai errado, agilizando a interação entre fornecedor e comprador. Nesse ponto, é essencial contar com uma equipe especializada para garantir soluções rápidas e eficientes, evitando soluções temporárias e agindo nas causas subjacentes.
Nossa equipe faz a curadoria de diversas atividades automatizadas, como verificar o status dos pedidos, confirmar datas de entrega, resolver possíveis problemas de qualidade, discutir termos contratuais e garantir a execução adequada do processo. Essa prática é vital para manter a comunicação transparente entre fornecedores e compradores, garantindo um processo de compra bem-sucedido.
Sabemos, na prática, que na ausência de um processo bem estruturado de diligenciamento o resultado é um só: prejuízo. Precisamos escolher qual modelo vamos seguir, seremos protagonistas dentro das nossas transações ou apenas acompanharemos os dados coletados como telespectadores passivos, apagando incêndios diários, sem entender e resolver as reais causas?