Analisemos o seguinte cenário: Uma empresa com grande fluxo de compras em suprimentos básicos de papelaria e limpeza utiliza um único fornecedor que oferece todos esses produtos, o que para ela é um bom negócio, porque já pode resolver tudo dentro de um mesmo lugar, simplificando a sua pesquisa e agilizando suas compras.
Quais os problemas deste cenário?
Simplificar o processo faz sentido quando há limite operacional. Uma boa tecnologia rompe esses limites e permite a ampliação dos horizontes. Já pensou nisso?
Pode parecer mais prático um mesmo fornecedor entregar todos os produtos, mas com apenas uma empresa você perde a possibilidade de concorrência, fica limitado às categorias oferecidas, compromete o saving e para não comprometer a governança, requer um bom planejamento prévio.
Em uma plataforma de compras especializada você pode ter acesso a múltiplas categorias, fornecedores variados e uma extensa gama de produtos, possibilitando melhores negociações, concorrência e gestão de usuários, atendendo à política de compras bem definidas, como a necessidade de três orçamentos, limites de gastos e muito mais.
A tecnologia permite automatizar processos complexos e ainda aumentar o nível de controle e governança, gerando compras mais seguras, eficientes e econômicas.
A eficiência e automação andam de mãos dadas, para que os erros sejam minimizados e o nível de aperfeiçoamento o mais alto possível, precisamos ampliar o leque de ofertas sem que isso onere a equipe de compras.
Pensar em automação não é criar atalhos ou diminuir etapas dentro de um processo, quanto mais complexo for, com mais camadas de possibilidades, melhor será o resultado.