Automação de sistemas: um novo modelo de compras?

A automação dos processos de compras tem a capacidade de romper completamente os paradigmas atuais, trazendo uma série de vantagens em toda a cadeia. Para isso, a tecnologia somada à inteligência dos robôs, permite a interação entre os sistemas de compras e os ERPs adaptados às diferentes políticas de compras.

A supressão de trabalhos manuais é a principal vantagem da automação, permitindo que o profissional de compras atue de forma mais estratégica, buscando melhores resultados, e consequentemente gerando saving.

A incidência de erros cai significativamente, será o fim de compras duplicadas, pedidos incorretos ou pagamentos em excesso. Isso ajuda a reduzir custos, economizando tempo e dinheiro em processos de correção.

A tecnologia permite o desenvolvimento de robôs em diversas fases do processo de compras como gerenciamento de requisições, seus status e a validação de diferentes políticas de compras, estabelecendo processos extremamente assertivos. É possível, por exemplo, monitorar constantemente o desempenho dos fornecedores, incluindo o cumprimento de prazos de entrega e qualidade dos produtos. Isso ajuda a identificar quem oferece um serviço abaixo do esperado e lacunas nos processos de aprovação e entrega de informações.

Com automação, a informação é registrada em tempo real. Isso significa que os gerentes de compras podem acompanhar todo o processo, desde a emissão do pedido até a entrega e o pagamento, permitindo que eles identifiquem rapidamente quaisquer problemas e tomem medidas corretivas imediatas, evitando atrasos ou interrupções na cadeia de suprimentos.

Por fim, esse cenário leva fatalmente à redução de custos de muitas maneiras, seja com a diminuição de erros, a negociação de melhores preços com fornecedores, a queda do tempo necessário para concluir os processos e a maior eficiência geral do departamento de compras.

Como toda tecnologia, a efetividade dos robôs está relacionada com processos bem desenhados, bem estruturados e com manutenção e vigilância da automação. Para que o planejamento seja eficaz é imprescindível ter acompanhamento constante e acuracidade do que foi programado para que todo processo seja atendido.

Os grandes players do mercado, seja do varejo ou da indústria, buscam constantemente mais eficiência em seus processos e a tecnologia é a ponte que fará a transição para um novo modelo de compras. Os desafios são grandes e a conectividade entre os sistemas, capacitação dos profissionais e uma visão estratégica de toda a cadeia são fundamentais para essa implementação.

Quão distante estamos de um modelo amplamente automatizado? Deixe seu comentário e conte sua experiência.

  • All Posts
  • Automação
  • Compras
  • Fornecedores
  • IA (Inteligência Artificial)
  • Integração
  • Procurement
  • Smarkets
  • Tecnologia

Contatos

Brasil

Avenida Angélica, 2529
Consolação – São Paulo/SP
CEP – 01227-200

(11) 3284-3998

Portugal

Rua da Prata, 80
Lisboa Portugal
CEP – 1100-420

Email

Comercial:
contato@smarkets.com.br
Suporte Técnico Plataforma Smarkets:
suporteplataforma@smarkets.com.br
Financeiro:
financeiro@smarkets.com.br
Recursos Humanos:
talentos@smarkets.com.br
© 2025 Smarkets. Todos os direitos reservados.