Quando falamos em compras da curva C muitas coisas vêm em mente, mas principalmente o grande volume de SKU´s, geralmente de baixo valor, o que requer soluções e estratégias específicas, sob pena de ter um custo operacional igual ou maior que o valor do produto.
Apesar desses produtos não estarem diretamente ligados a atividade que a empresa realiza, eles estão longe de serem irrelevantes, dentro de um cenário de baixa tecnologia e equipes que nem sempre são compostas por especialistas, o tempo gasto com essas demandas inviabiliza ações estratégicas.
Com dados baseados na pesquisa feita pela McKinsey & Company, no fim de 2020, a otimização de procurement na curva C pode reduzir os custos em até 18% na sua receita.
Para que o requisitante tenha agilidade e assertividade nesse processo, o uso da tecnologia é fundamental. A terceirização traz um cenário disruptivo, pois oferece tecnologia para acelerar o processo da requisição à entrega, colocando o comprador como protagonista. Um marketplace com catálogos colaborativos oferece itens pré-negociados que geram saving de até 15%.
Os provedores de serviços de terceirização podem dispor de capacidades e ativos importantes, tais como expertise funcional e domínio, conhecimento do mercado, disciplina nos processos e tecnologia de sourcing atualizada.
De que lado você está?